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Estudos da linguagem

Posted by Telles on 10:33 in
ASPECTOS GERAIS
  • Todo e qualquer texto existe numa situação específica de comunicação.
  • O texto é uma unidade estruturada.
  • O texto comunica significado.
  • A estrutura de um texto é formada pela coerência e coesão.
  • Todo texto atende a uma função da linguagem.
  • O texto publicitário se constrói a partir da função conativa (apelativa).

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Todo ato de comunicação tem um objetivo principal (geral): informar algo a alguém. Entretanto, as diversas situações comunicacionais atendem a objetivos específicos, que cumprem funções distintas, a depender da ênfase dada a cada um dos elementos da comunicação.

O modelo das funções da linguagem foi proposto por Roman Jakobson em Linguística e Comunicação (década de 1970). Cada função está associada a um dos 6 elementos do esquema clássico da comunicação (emissor, receptor, mensagem, canal, código e referente).

Função emotiva ou expressiva: a mensagem enfatiza as opiniões ou emoções do emissor. Os textos nos quais predomina a função expressiva costumam apresentar alguns traços estruturais:
  • uso da 1ª pessoa do singular;
  • uso de interjeições e exclamações;
  • marcas de pessoalidade;
  • uso de interjeições e exclamações;
  • marcas de pessoalidade e/ou tom confessional.
Exemplos: biografias, memórias, poesias líricas, diários, cartas de amor, requerimentos etc. O poema Motivo, de Cecília Meireles, é um bom exemplo de função expressiva.
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Diários, como o exemplo abaixo (Diário de Anne Frank, 1947) também apresentam função expressiva: Diários também apresentam função expressiva.

Função conativa ou apelativa: a mensagem enfatiza o receptor e, geralmente, demanda a interação do receptor. Normalmente, os textos trazem as seguintes marcas:
  • uso da 2ª pessoa do discurso (mais raramente, usa-se também a 3ªpessoa);
  • uso do vocativo;uso de verbos na forma imperativa (que expressa ordem, pedido ou conselho);
  • uso de estruturas interrogativas.Exemplos: sermões, orações, grande parte da produção discursiva da publicidade e da propaganda.
As propagandas institucionais costumam apresentar linguagem conativa:
Função estética ou poética: a mensagem enfatiza sua própria forma de transmissão. Preocupa-se mais com o como dizer do que com o que dizer. Geralmente, os textos:
  • destacam a mensagem, chamando a atenção para sua estrutura;
  • apresentam linguagem mais afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica;
  • valorizam as palavras e suas combinações.
Exemplos: metáforas e outras figuras de linguagem apresentadas em obras literárias, letras de canção, propagandas etc.

Função fática: a mensagem enfatiza o canal (meio/suporte). Os textos em que predomina a função fática geralmente procuram iniciar, testar ou manter a comunicação. Traços discursivos evidentes:
  • mensagens reticentes, sintaticamente incompletas (sobretudo no caso da linguagem verbal);
  • uso de interrogações.
Exemplos: "alô?", "pronto!", "oi!", "tudo bem?" "boa tarde!", etc.
Podem ser exemplos ainda aqueles casos que colocam em evidência a própria mídia utilizada, como os outdoors que anuciam espaços reservados para publicidade (o que também pode caracterizar a função metalinguística, como veremos depois).


Outro exemplo: Busdoor criado por estudantes da Miami Ad School para o Dr. Escova.

Função metalinguística: a mensagem enfatiza seu próprio código de transmissão. Esse tipo de mensagem:
  • costuma ser autorreferente (há correspondência entre assunto e linguagem utilizada);
  • tende a provocar uma reflexão sobre as condições de produção ou apreensão daquela linguagem.
Exemplos: dicionários, gramáticas, textos que analisam textos, poesias que abordam a própria escrita literária; filmes que tematizam o próprio cinema etc.
As seções do tipo "erramos", em um jornal, fazem referência a alguma publicação desse veículo de comunicação. Elas se configuram, portanto, em exemplos de função metalinguística no discurso jornalístico.
Outro exemplo: os dicionários usam a linguagem verbal para falar da própria linguagem verbal.

Função referencial ou denotativa: a mensagem enfatiza o referente; Preocupa-se mais com o que diz do que com o como diz. Esse tipo de texto geralmente apresenta:
  • linguagem mais objetiva;
  • ênfase na informação;
  • uso da a 3ª pessoa do singular (às vezes do plural) ou da forma impessoal.
Exemplos: textos jornalísticos e científicos, manuais. Trata-se de textos que não podem deixar uma margem muito larga para livres interpretações, porque precisam passar a informação de modo mais direto, como no exemplo abaixo:
Jornal Correio do Povo, Porto Alegre, 22/2/2013, p.18

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